VER TODAS NOTÍCIAS

Câmbio


Publicado sexta-feira, 13 de julho de 2018 16:25:26


Câmbio manual x câmbio automático: qual a diferença?

O câmbio manual é o jeito mais simples de trocar as marchas na hora de dirigir. O próprio motorista controla, por meio de uma alavanca, as mudanças.

O funcionamento do sistema é por meio de mecanismos que travam e destravam sequências de embreagem dentro de uma caixa.

Alguns carros com câmbio manual já são projetados visando a economia de combustível. Nestes casos, o veículo conta com a sexta marcha ou mais para diminuir a rotação do motor e gastar menos etanol ou gasolina.

O câmbio automático sai de fábrica com o veículo para oferecer uma comodidade a mais ao motorista. Neste caso, o carro calcula qual o momento certo de fazer as trocas de marcha, sem a necessidade de encostar na alavanca a todo instante.

O cálculo do momento certo para as trocas é feito com base na carga do veículo, na posição do acelerador e na velocidade.

Com esses parâmetros é possível dirigir de forma econômica e despreocupada, porém, sem a esportividade do câmbio manual.

Manutenção do câmbio manual x câmbio automático

O reparo e a manutenção de um câmbio manual são serviços complexos.

O mecânico faz uma checagem detalhada das engrenagens, desmonta toda a caixa de velocidades e executa as ações necessárias de acordo com cada caso.

Os principais itens da manutenção do câmbio manual são:

Cuidado na hora de mudar as marchas;

Troca de óleo da caixa de velocidades nos primeiros 50 mil quilômetros e depois a cada 100 mil;

Inspeção do nível do óleo;

Inspeção de todas as peças que compõem a engrenagem.

A manutenção do câmbio automático, por sua vez, é um procedimento mais caro, que só deve ser feito por profissionais extremamente capacitados.

Veja as dicas de manutenção desse tipo de transmissão de marchas:

Escolha um bom profissional para os reparos;

Troque o fluído da transmissão com a frequência recomendada pelo especialista;

Mantenha o líquido de arrefecimento do motor em níveis satisfatórios.

Caso o seu carro automático apresente trepidações na hora das mudanças de marcha ou você perceba demora para arrancar, pode ser um sinal de problema.

Outro indício de que algo está errado é se você nota trocas mais arrastadas.

Caso isso ocorra, não hesite em levar o seu veículo para uma revisão. De preferência, busque uma oficina especializada em serviços e peças para câmbio.

Como encontrar serviços e peças para câmbio

Seja automático ou manual, o serviço deve ser bem feito para que você não tenha problemas com o câmbio do seu veículo na hora de pegar a estrada.

Para encontrar oficinas mecânicas de qualidade e autopeças de confiança, você precisa de referências.

É justamente isso que o QueridoCarro.com te proporciona, segurança na hora de escolher o melhor serviço para o câmbio do seu carro. O site conta com uma lista de profissionais de qualidade cadastrados.

Caso você queira mais detalhes, poderá ver os comentários dos clientes antigos e saberá em detalhes como é o atendimento, a qualidade das peças, o preço e outras informações que considerar relevante.

Conte com o QueridoCarro.com

Para visualizar a lista de oficinais e profissionais de serviços e peças para câmbio automático ou manual, basta dizer para o QueridoCarro.com onde você quer encontrar o serviço.

Especifique o nome de uma rua e você verá uma lista de estabelecimentos bem pertinho de você.

Após especificar o tipo de serviço que você precisa, será a hora de entrar em contato com as oficinas. Pelo próprio site é possível tirar dúvidas, trocar informações e agendar uma visita.

É uma forma prática e rápida de manter a segurança do seu veículo. Agora, dizer que não tem referência para uma oficina perto de você ou que não tem tempo para fazer uma ligação não são mais desculpas.

Para conseguir um serviço com garantia de qualidade, basta fazer um simples cadastro gratuito, buscar o atendimento que deseja, trocar poucas mensagens e pronto: a visita do seu carro ao mecânico já está agendada!

Pesquisar
Assuntos Relacionados